Seguro de Responsabilidade Civil Profissional

Entenda os benefícios da contratação do Seguro de Responsabilidade Civil para Médicos e Profissionais da Saúde

Responsabilidade Civil Profissional

Esta modalidade de seguro fornece a você, profissionais da área da saúde, clínicas, consultórios e hospitais, proteção total para o exercício de sua profissão/atuação, buscando minimizar os prejuízos e aborrecimentos decorrente de reclamações judiciais ou extrajudiciais a cerca do ato profissional realizado, que possam resultar em exigências de reparações ou indenizações.

As principais características do Seguro de Responsabilidade Civil Profissional são:

FALE COM NOSSOS Consultores

O que é o Seguro de Responsabilidade Civil Profissional?

A Responsabilidade Civil (RC) está presente no cotidiano de todos, pois suas ações, mesmo sem querer, podem causar prejuízos a outras pessoas (terceiros). Existe uma obrigação legal de reparar os danos (financeiro ou material) pelos quais a pessoa seja responsabilizada e que pode afetar o seu patrimônio.

Neste caso é interessante a contratação de um seguro de responsabilidade civil, o qual garante ao segurado, responsável pelos danos causados, o reembolso e o pagamento de indenizações a que for condenado a título de reparação, até o limite contratado na apólice do seguro. Ou seja, o objetivo principal deste seguro é garantir segurança e tranquilidade financeira ao segurado frente a imprevistos que envolvam outras pessoas (terceiros).

Quem deve contratar esse seguro?

Seguro de responsabilidade civil profissional

Principais Características do Seguro de Responsabilidade Civil para Médicos e Profissionais da Saúde

Proteção imediata para os atos vinculados ao serviço médico prestado pelo profissional e/ou clínica, ocorridos a partir da data que inicia a vigência da apólice.

O sigilo sobre a existência do seguro é uma garantia assegurada aos nossos clientes. é condição básica para a melhor proteção, garantindo a plena igualdade jurídica.

Cobertura para as despesas decorrentes de processos advindos de Ações Civil, Criminal ou Administrativa junto ao CRM.

Garantia do pagamento dos gastos necessários para a defesa, tais como: honorários de advogados, fianças, contratação de perito, contratação de assistente técnico, sucumbência e demais despesas relacionadas ao processo.

Danos Morais também estão cobertos até o limite máximo de indenização da Apólice.

O seguro possui cobertura para condenações ou acordos, mediante anuência da seguradora e segurado.

Cobertura opcional para Chefe de Equipe ou Preceptoria, bem como para Diretor Clínico e Técnico.

Extensão de cobertura para pessoa jurídica, da qual o segurado seja sócio, em caso de reclamações por ato médico praticado pelo mesmo. Condicionado às regras específicas de cada seguradora.

OMISSÃO DE SOCORRO e INFECÇÃO HOSPITALAR Caso você seja acusado ou responsabilizado por um destes atos, o seguro também poderá ser acionado.

Esse Seguro ainda pode ser Retroativo, cobrindo atendimento e procedimentos já realizados nos últimos 5 anos, cuja a reclamação não seja de conhecimento do segurado.

O que pode acontecer se eu for processado?

Prejuízos relacionados ao processo:

Perda Financeira: Um processo possuí diversos custos, tais como: Honorários advocatícios, Sucumbência, Perito, Assistente Técnico, possíveis Acordos, dentre outros… Que são retirados da cobertura contratada, ou seja, o contratante não coloca a mão no bolço em nenhum momento;

Fim da licença Profissional: Se comprovada, uma falta grave pode levar a suspensão do exercício da profissão pelo conselho profissional;

Abalo Psicológico: Não raro, os profissionais da saúde se sentem inseguros para continuar trabalhando diante de um processo judicial desgastante;

Reputação Comprometida: A imagem do Profissional pode sofrer com a exposição do caso. Quando mais longo for o processo, maior pode ser o dano;

Contratações equivocadas: Falta de profissionais especializados e comprometidos com os seus clientes;

Ainda que não erre, você pode ser processado: Responsabilidade de meio e de fim;

Aumento de processos contra profissionais da saúde;

Consumidores mais exigentes: Aumentando a exposição;

Facilidade de acesso aos tribunais: Tem gerado um aumento significativo em processos judiciais;

Cobertura para todo o território nacional: Seguro acompanha o profissional em todos os lugares que atuar, dentro das especialidades descritas no contrato.

Pontos importantes que devemos ser observados

Proteção extra, caso você exerça cargo de liderança: Mesmo que o ato médico tenha sido praticado por outro profissional sob sua responsabilidade, o seguro pode ser acionado;

Livre escolha de Advogados;

Ato do bom samaritano: Cobertura para reclamação de um terceiro em decorrência de um atendimento realizado pelo Segurado em uma emergência médica, acidente ou catástrofe;

Retroatividade de Cobertura: A retroatividade ocorre quando as garantias da Apólice são estendidas para um período passado, anterior à vigência inicial. Podendo vir de outra Seguradora que ou comprar um período passado que é desconhecido;
OBS: NÃO cobre prejuízos ou reclamações já protocoladas ou que possuí ciência.

Coberturas Personalizadas: O capital segurado pode ser contratado de 100 mil até 1 milhão de reais;

Baixo custo e alto valor: Custo é o que se paga, valor é o que se recebe;

Departamento de sinistros exclusivo;

Mais de 13 anos de experiência na área médica;

Amplo escopo de Seguradoras;

Cobertura imediata: Desde o momento da contratação, todos os atos relacionados a
atividade realizada, estarão compreendidas.

Ainda oferecemos:

Assessoria Jurídica especializa em direito médico;

Consulta Gratuita com o nosso planejador financeiro;

Acompanhamento dês da contratação ideal até a resolução de um sinistro;

Analise de riscos Gratuita;

Nosso serviço visa lhe proporcionar tranquilidade e segurança para o exercício de sua profissão. Estamos prontos para cuidar de você!

Perguntas Frequentes

O Seguro, possuí vigência de 365 dias. Chegando próximo desta data, vamos reavaliar junto ao profissional se a contratação continua compreendendo os riscos que esta exposto, garantindo assim, mas um ano de atuação tranquila e segura.

Não! O Seguro profissional não possuí carência. A cobertura inicia imediatamente após a contratação.

Pode sim! O Seguro possuí cobertura para todo o território nacional. O atendimento/acompanhamento pode ser realizado totalmente online.

Entre em contato com a nossa central de atendimento (48 3025-1959) ou com o consultor que esta fazendo o seu acompanhamento anual. Vamos indicar todos os caminhos e realizar o acionamento junta a Seguradora detentora da Apólice imediatamente.

Sim! O Seguro garante a cobertura para todo o ato médico realizado durante a vigência, indenizando-os até o limite da cobertura contratada.

É o prazo adicional concedido pelas Seguradoras, para a apresentação de reclamações de atos médicos realizados durante a vigência da(s) Apólice(s) anterior(es), sem cobrança de prêmio adicional, que podem variar de 1 a 5 anos, tendo início no término da vigência.

Podemos ajudar?